DICEL - Diário de Classe Eletrônico

Publicado em Notícias

DICEL

Estão disponibilizados, neste sítio, os arquivos referentes aos Diários de Classe Eletrônico, para o exercício 2014.

Antes de executar o arquivo do DICEL para EJA, Ensino Médio (anual ou semestralidade) e Ensino Fundamental, baixe e instale os conectores MySql ODBC, verificando a configuração de seu computador (não há necessidade de instalar esse conector para o CIL, CID/GinQ, CDIS, Educação Especial e Educação Infantil).

O Microsoft Office Excel para MAC não tem a biblioteca para conectividade com o banco de dados Mysql; por isso, não há necessidade de se instalar o conector MySql ODBC e, por conseguinte, não há como montar as turmas.

Veja tutorial para verificar o tipo de sistema de seu computador. Em seguida, instale o drive Mysql ODBC de acordo com o tipo especificado:

Faça o download do arquivo acessando um dos links abaixo:

DICEL SEEDF 2014 CIL – Centro Interescolar de Línguas – Versão 1.0

DICEL SEEDF 2014 EJA – Educação de Jovens e Adultos – Versão 1.1*

DICEL SEEDF 2014 – Sala de Apoio e Aprendizagem – Versão 1.0 

DICEL SEEDF 2014 – Centro de Ensino Especial e Classe Especial – Versão 1.2

DICEL SEEDF 2014 – Sala de Recursos – Versão 1.0

DICEL SEEDF 2014 EI – Educação InfantilMicrosoft ACCESS 2010 – Versão 1.1*

DICEL SEEDF 2014 EF-AI – Ensino Fundamental – Anos Iniciais – Versão 1.6*  

DICEL SEEDF 2014 EF-AF – Ensino Fundamental – Anos/Séries Finais – Versão 2.1* 

DICEL SEEDF 2014 EM – Ensino Médio − Anual – Versão 1.6*   (Esta versão poderá sofrer alterações em razão de mudanças no i-Educar) 

DICEL SEEDF 2014 EM – Ensino Médio − Semestralidade  Versão 1.9*   (Esta versão poderá sofrer alterações em razão de mudanças no i-Educar) 

DICEL SEEDF 2014 CDIS AI – Correção da Distorção Idade/Série Anos Iniciais – Versão 1.2 

- Correção da impressão do relatório diagnóstico;

- Correção do problema no número de chamada nas estratégias pedagógicas.

DICEL SEEDF 2014 CDIS AF – Correção da Distorção Idade/Série Anos Finais – Versão 1.3   

- Correção da impressão do relatório diagnóstico;

- Correção do problema no número de chamada nas estratégias pedagógicas.

 DICEL SEEDF 2014 CID/GINQ – Centro de Iniciação Desportiva / Ginástica nas Quadras – Versão 1.0

DICEL SEEDF 2014 3º CICLO PARA AS APRENDIZAGENS – Versão 1.1 

DICEL SEEDF 2014 SEsp/SUEL/DEFEL – Diretoria de Educação Física, Desporto e Lazer  Versão 1.0  

* arquivos DICEL com montagem de turmas automática por meio de importação de dados via internet (veja tutorial).

Para quem utiliza computadores Mac: o usuário deverá utilizar o Sistema Operacional Windows e o pacote Microsoft Office para Mac.

Somente os arquivos disponibilizados neste site estão autorizados a serem utilizados no processo eletrônico de registro das aulas pelos professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

O professor, assim como o secretário escolar, deverá baixar o arquivo do Diário de Classe Eletrônico – DICEL a partir do site para uma pasta específica do seu computador pessoal. Por motivo de segurança é importante o professor não deixar o DICEL na área de trabalho do computador. Caso o arquivo seja baixado diretamente para a pasta Downloads, mova-o para a pasta específica criada para organizar os arquivos do DICEL.

No Ensino Médio Semestralidade, os professores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física deverão baixar e realizar os registros no diário de classe do regime anual.

O processo de montagem das turmas está automatizado e deverá acontecer uma única vez após instalar o connector mysql e baixar o arquivo. O próprio professor poderá realizar tal procedimento, não havendo necessidade da secretaria escolar o realize. No entanto, é imprescindível que a secretaria escolar fixe na sala dos professores e de Coordenação relação com os seguintes dados: nome da instituição educacional, série e turma. Nesta relação, as informações devem estar EXATAMENTE como constam no i-Educar ou SGE para que a montagem possa ocorrer, inclusive distinguindo-se maiúsculas e minúsculas. A montagem das turmas não acontecerá apenas para o caso do DICEL SEDF do CIL, CID/GinQ, CDIS, Educação Especial e Educação Infantil. (Veja tutorial - Montagem de turma DICEL 2013)

A Direção da Instituição Educacional é responsável por manter diariamente atualizado os diários de classe dos professores.

O professor é responsável pela guarda dos arquivos do DICEL para cada uma das turmas e também pelo preenchimento adequado. Para evitar a perda de dados, é fundamental que o professor realize o backup dos diários constantemente.

É IMPRESCINDÍVEL QUE OS PROFESSORES, OS SECRETÁRIOS ESCOLARES E A DIREÇÃO LEIAM E CUMPRAM AS “INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO DICEL”, CLICANDO NO BOTÃO “COMO USAR” NO MENU PRINCIPAL.

Os problemas e dúvidas sobre o DICEL poderão ser sanados abrindo um chamado no Suporte (Help Desk). As avaliações, sugestões e observações poderão ser registradas acessando o Fórum.